Já é possível carregar os carros elétricos através da app da Via Verde

Além dos 36 carregadores nas autoestradas, pode usar a aplicação para carregamentos nos 6300 postos da rede nacional.

Há duas coisas que os portugueses que têm um carro elétrico sabem, com toda a certeza: sentem-se mais felizes e tranquilos por viajarem numa solução amiga do ambiente; e poupam dinheiro com as deslocações no final do mês. Estas são, aliás, duas das principais razões que têm levado tantas famílias a trocarem os seus carros antigos por estes modelos. Só no ano passado, por exemplo, 40 por cento dos veículos ligeiros comprados em Portugal eram híbridos ou elétricos, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Porém, para quem ainda não mudou de estilo de vida, existem sempre várias dúvidas e inseguranças. No que toca aos carregamentos, a resposta para a pergunta mais comum não podia ser mais fácil. Não é preciso viver numa moradia ou ter uma garagem para instalar um carregador de energia para o automóvel. Existe uma vasta rede de postos espalhados pelo País. São 6300 da rede pública, para sermos precisos.

Mais surpreendente ainda é a facilidade com que estes postos podem ser utilizados. Graças à app Via Verde, pode abastecer em qualquer um deles com uma solução 100 por cento digital.

A aplicação permite descobrir os postos de carregamento mais próximos, com a indicação da potência, nível de ocupação e respetivos preços. Já no local, pode gerir todo o carregamento na app — desde selecionar a tomada a terminar o processo . Depois, é possível ver o histórico de carregamentos e acompanhar os gastos que foi realizando, tudo através da mesma aplicação.

Os pagamentos são feitos por débito direto e fica tudo concentrado num só sítio, para facilitar a gestão do condutor. Até as despesas das portagens e do estacionamento podem ser acompanhados na app.

“Não é só a oferta de postos de carregamento, mas todo o processo para o fazer que oferecemos. O facto de poder controlar os carregamentos e gastos numa só app é uma ajuda para os condutores, que com isto também percebem mais facilmente o rendimento dos seus veículos e, com isso, poderão fazer uma melhor gestão dos mesmos. Este é só mais um passo da Via Verde para ajudar a promover a mobilidade elétrica”, adianta Raquel Abrantes, diretora de marketing da marca.

Além da rede pública, distribuída pelas cidades, nas autoestradas portuguesas é possível encontrar 36 postos para carregar o seu carro elétrico em várias estações de serviço na A1, A2, A3, A4, A6, A9 e A13.

 

Mais notícias...