O que se pretende alcançar

Um setor estrategicamente importante que tenha uma contribuição vital para a economia global da UE e do emprego. A aviação apoia 5,1 milhões de empregos e contribui com 365 biliões de euros ou 2,4% do PIB europeu.

imagesApesar da atual crise económica, o transporte aéreo global a longo prazo deverá crescer à volta de 5% ao ano até 2030. Com o aumento de tráfego, aumentam também as preocupações com a segurança e nesse sentido a política comum de aviação da UE visa tornar a Europa o espaço aéreo mais seguro do mundo. A fim de explorar plenamente o potencial económico do setor, a Comissão Europeia trabalha constantemente em vários aspetos importantes para os nossos céus.

 


CÉU ÚNICO EUROPEU

header ses vaerea single european sky

Devem ser tomadas medidas em relação ao pesado congestionamento do espaço aéreo que tende a causar atrasos em muitos voos. O objetivo da iniciativa ambiciosa para um Single European sky (SES), lançado em 2004, visa aumentar competências na gestão do tráfego aéreo (ATM). O SES pretende lidar com um crescimento sustentado de tráfego aéreo e nas operações de tráfego aéreo sob a forma mais segura, eficiente e ambientalmente amigável. Implicando uma redução de atrasos, elevando os padrões de segurança e eficiência de voo para reduzir o impacto ambiental da aviação e reduzindo os custos relacionados com a prestação de serviços.


SESAR

seac towerausblickA tecnologia necessária para o futuro do SES é fornecida através da gestão do tráfego aéreo segundo um programa denominado Single European Sky ATM Research (SESAR), que visa modernizar a infraestrutura e aumentar a eficiência, a capacidade de otimizar - e assim permitir que o SES se torne uma realidade.

O projeto SESAR é o programa de modernização europeia de controlo aéreo de infraestruturas, desenvolvendo um novo sistema de gestão do tráfego aéreo capaz de garantir a segurança e fluidez do tráfego em todo o mundo nos próximos 30 anos

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico