Primeiros comboios a hidrogénio já circulam na Alemanha

Alemanha Coradia iLint Alstom

Anunciados originalmente em 2016, os dois primeiros comboios movidos a hidrogénio já circulam no norte da Alemanha, numa linha onde anteriormente operavam locomotivas a diesel. Os dois veículos Coradia iLint estão equipados com células de combustível que convertem hidrogénio e oxigénio em electricidade, eliminando assim as emissões poluentes relacionadas à propulsão.

A Alemanha torna-se, assim, o primeiro país a ter comboios a hidrogénio em circulação, mas este é um investimento que está na mira de outros, nomeadamente Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Itália, França e Canadá. O Governo francês já estabeleceu 2022 como prazo para ter o primeiro comboio do género nos seus caminhos-de-ferro em 2022, de acordo com o The Guardian.

Aliás, os dois Coradia iLint que agora entrarem em circulação são fabricados por uma empresa francesa, a Alstom. Podem ser encontrados, desde dia 17, numa linha comercial de passageiros no norte da Alemanha, entre Cuxhaven e Buxtehude – um trajecto de cerca de 100 km. A Alstom planeia colocar até 2021 mais 14 comboios a hidrogénio na província de Lower Saxony, a oeste de Hamburgo, onde se estrearam os primeiros dois; outras regiões alemãs já mostraram interesse neste tipo de veículos mais amigos do ambiente.

Os comboios Coradia iLint são capazes de atingir os 140 km/h e apresentam uma autonomia de mil quilómetros com uma única carga de hidrogénio. A electricidade necessária para mover estes veículos é produzida juntando o hidrogénio ao oxigénio, um processo que emite apenas vapor e água. Uma bateria a bordo dos comboios ajuda a manter a continuidade eléctrica dos mesmos, armazenando também a energia produzida em excesso.

“O Coradia iLint inaugura uma nova era de transporte ferroviário não poluente. É uma inovação que resulta de um trabalho de equipa entre França e Alemanha e exemplifica uma cooperação transfronteiriça bem sucedida”, salienta Henri Poupart-Lafarge, presidente e director executivo da Alstom, em comunicado.

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico