A conetividade é a chave para a logística de amanhã

conectividade

As nossas economias e vidas dependem do movimento eficiente de mercadorias; movimento esse sustentado por cadeias complexas de transporte e logística.

Todavia, enquanto se entrega mercadorias do produtor ao utilizador final, os sistemas de transporte e logística estão cada vez mais sob pressão para oferecer uma maior eficiência, mais sustentabilidade e uma relação custo-eficiência melhorada. Um número de iniciativas da ERTICO – ITS Europe abordam esses desafios e criam os sistemas de transporte e logística de amanhã.

Os transportes e a logística enfrentam os mesmos desafios que os outros setores - a necessidade de aumentar a eficiência, melhorar a durabilidade e baixar os custos. Contudo, para os transportes e a logística, tal é ainda mais acentuado pela necessidade de oferecer um melhor serviço ao cliente, tendo em conta as crescentes expetativas dos clientes e garantir a conformidade com regulamentos cada vez mais estritos. 

Um dos maiores problemas do transporte à escala mundial prende-se com o congestionamento, nomeadamente nas estradas. O congestionamento custa à Europa cerca de 1% do seu PIB anual, sendo a causa de uma grande quantidade das emissões de carbono. O processo de digitalização das redes de transporte e infraestrutura representa outro desafio. Se fosse totalmente implementado, poderia integrar melhor os transportes rodoviários, ferroviários, aéreos e aquáticos numa cadeia de logística contínua por toda a Europa.

A sustentabilidade da logística urbana é um desafio para cidades em rápido crescimento à escala mundial. A partilha é uma grande matéria para a logística - desde abordagens de estilo Uber à entrega eficiente, mais empreendimentos comuns e parcerias a nível empresarial. Todo o setor está a redefinir a colaboração através da mudança, mas continua a ser dificultado por inconsistências em tudo, desde a dimensão das remessas aos processos e sistemas de TI. Os grandes atores do comércio eletrónico, bem como várias start-ups, encaram os serviços de entrega eficiente como um diferenciador chave dos seus concorrentes. Os serviços estão em competição para vias de circulação e espaços de parqueamento, sendo ainda vulneráveis a outras interrupções, como acidentes rodoviários, congestionamentos de trânsito ou condições climáticas. 

Os serviços irão necessitar de uma troca ativa de dados e plataforma de aluguer aberta para hospedar os dados adequados. "As novas inovações digitalizadas e serviços irão requerer colaboração já que ninguém pode fazer isso sozinho", afirma Mika Rytkonen, CEO por trás da solução de Localização por dados HERE Tracking. "As novas inovações, como HERE Tracking, veículos automatizados ou gestão ativa de tráfego, estão a entrar no mercado e são movidas por dados. Com as suas plataformas inovadoras, a ERTICO irá desempenhar um papel fundamental na colaboração da indústria para tornar o transporte mais inteligente." Uma dessas plataformas é a TM 2.0 da ERTICO, que melhora as eficiências logísticas ao fornecer uma melhor compreensão das áreas de entrega altamente congestionadas, tais como as estruturas ferroviárias e portuárias.

Também essencial para responder a esses difíceis desafios, será melhorar a maneira como os elementos da mercadoria e cadeia de logística comunicam e trocam os dados entre si. Isto é particularmente verdade para centros congestionados, como os portos. A ERTICO, uma parceira público-privada que desenvolve, promove e implementa Sistemas e Serviços de Transporte Inteligente (ITS) compreende a importância de melhorar a interoperabilidade e conetividade quanto à otimização de fluxos de carga e simplificação da gestão da cadeia de abastecimento.

A ERTICO estabeleceu para si própria o objetivo de conseguir operações de carga e logística digitais, interoperáveis e automatizadas na Europa até 2025 e logística contínua e transporte de carga até 2030. Com este objetivo em mente, a parceria anunciou recentemente a sua intenção de desenvolver o novo centro LogistiX para uma troca fidedigna de dados na cadeia de abastecimento e logística.

A Dr.ª Johanna Tzanidaki, Diretora de Inovação e Implantação na ERTICO, disse: "O centro LogistiX será um centro de conhecimentos e incubação de empresas, que irá ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas quanto à logística e serviços da cadeia de abastecimento utilizando tecnologias digitais. Oferecendo um catálogo de ideias, soluções e redes de vanguarda e teste de conformidade, irá ativar a otimização da visibilidade internacional de dados da cadeia de abastecimento." O centro LogistiX será formalmente lançado no Congresso ITS de Copenhaga, em setembro de 2018. 

Alavancar o progresso tecnológico

Para obter cadeias de logística totalmente digitais e cargas interoperáveis, será necessário alavancar tecnologias e soluções de ponta, por exemplo, mobilidade autónoma e veículos aéreos não tripulados. Mas o grande impacto nesta área provirá, sem dúvida, da exploração de sinergias entre soluções de ICT, tais como redes 5G, IoT e visibilidade ponta a ponta e cadeia de blocos. 

A conetividade da plataforma ICT é uma consideração essencial do projeto AEOLIX da ERTICO. Este projeto está a desenvolver um ecossistema digital para melhorar a gestão, planificação e sincronização de operações de carga e logística na Europa. AEOLIX irá melhorar a competitividade global do transporte de mercadorias na cadeia de abastecimento, permitindo a baixa complexidade e conetividade de baixo custo de plataformas e sistemas ICT. Também irá ultrapassar a fragmentação da troca de dados e garantir a escalabilidade, a interoperabilidade e a visibilidade na cadeia de abastecimento. A automação resultante dos fluxos de dados entre as partes interessadas da cadeia de logística irá flexibilizar a gestão das relações, apoiando um fluxo de trabalho melhorado nas empresas.

A conetividade melhorada que o projeto irá proporcionar permitirá a troca de informação escalável, fidedigna e segura. Por sua vez, tal irá melhorar a competitividade global do transporte de mercadorias na cadeia de abastecimento e torná-lo mais sustentável em termos ambientais, económicos e sociais. A conetividade melhorada também irá suportar soluções cooperativas de ITS, que também irão melhorar as operações de logística ao gerar informações de tráfego em tempo real, permitindo uma melhor localização e seguimento da mercadoria. 

Participe na conversa

A eficiência no transporte de cargas é um dos principais assuntos a ser debatido no Congresso Mundial de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) deste ano, que decorrerá em Copenhaga, Dinamarca, de 17 a 21 de setembro de 2018. Se gostaria de vir a Copenhaga e participar na conversa, inscreva-se aqui.

Algumas das sessões relevantes sobre este assunto incluem:

  • ES08 Eficiência no transporte de cargas 
  • SIS80 Across the Pavement – Entrega de carga inteligente nos últimos metros 
  • ES03 Pontos essenciais para desenvolver uma Cidade Inteligente  
  • SIS70 Porto do futuro rumo à automação 
  • SIS87 Garantir uma rede para a troca de dados de logística
Para ver o programa na íntegra, clique aqui

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico