Uma força motriz para a mudança: Veículos conectados e automatizados

autonomous v2v car

A Condução Conectada e Automatizada (CAD) está a evoluir rapidamente graças a inovações como a 5G, a tecnologia Internet das Coisas (IdC) e a inteligência artificial.

Por conseguinte, espera-se que a CAD aumente a segurança, otimize o conforto e incentive oportunidades de negócio para um conjunto de serviços de mobilidade nos próximos anos, esperando-se que a dimensão do mercado atinja 50% de penetração no mercado até 2035.

Perante esta perspetiva, não é de admirar que a CAD seja um assunto chave de debate no 25.º ITS World Congress em Copenhaga, que irá mostrar os mais recentes desenvolvimentos de mobilidade conectada e automatizada.

"O transporte conectado, cooperativo e automatizado está a assistir a um rápido crescimento tecnológico. Não temos dúvida de que esse desenvolvimento irá influenciar a mobilidade e a vida urbana na próxima década", afirma Steffen Rasmussen, Diretor de Projetos na Administração Técnica e Ambiental de Copenhaga. "É extremamente importante manter o diálogo e a cooperação entre o setor privado e público para garantir que esse desenvolvimento melhore a qualidade de vida das pessoas e prossiga a tendência para cidades saudáveis, habitáveis e verdes", disse.

Possibilitar a CAD

A Condução Conectada e Automatizada descreve globalmente o aumento de conetividade e automação entre os veículos e o seu ambiente, ativada pela tecnologia da Internet das Coisas (IdC), que se prende com a conexão e ligação em rede de objetos ou "coisas".

Até 2020, espera-se, à escala mundial, uma rede IdC de cerca de 50 mil milhões de objetos, o que terá um enorme impacto na mobilidade conectada. Projetos como o AUTOPILOT, coordenado pela ERTICO, a parceria público-privada multissetorial de 121 empresas e organizações, já estão a aproveitar a tecnologia do sensor de IdC em programas-piloto de larga escala em toda a Europa para facilitar a condução automatizada, o estacionamento automatizado, a partilha autónoma de carro, entre outros.

A 5G é outra tecnologia importante que facilita o avanço da CAD. A rede de dados da nova geração irá abrir caminho para a rede celular do veículo para tudo (C-V2X), que irá tornar os veículos mais inteligentes e mais conectados do que nunca. A 5G e a IdC serão assuntos importantes no ITS World Congress. Para mais informações e para estar à frente dos acontecimentos, não falte à 3.ª sessão plenária, que tentará responder à pergunta "O que se segue na mobilidade automatizada?"

Comboio de camiões (platooning)

Enquanto os carros autónomos conquistam as manchetes, uma das aplicações mais empolgantes e impactantes da CAD consiste no comboio de camiões. Os comboios de camiões são equipados com a tecnologia veículo a veículo (V2V), que lhes permite comunicar e viajar em conjunto.

São várias as vantagens do comboio de camiões: aumenta a segurança e reduz o consumo de combustível, bem como as emissões de CO2. O comboio de camiões e outras inovações CAD também irão ajudar a reduzir os congestionamentos, podendo ajudar a evitar problemas estruturais nos principais corredores de transporte da Europa. Essas e outras vantagens do comboio de camiões e camiões automatizados autónomos serão discutidas na oficina de trabalho: Transformar o Transporte de Mercadorias através da ITS.

No Congresso, o patrocinador Dynniq irá apresentar um conjunto de projetos chave do seu portefólio de Corredor Cooperativo, incluindo um debate sobre a Plataforma de Serviços Cooperativos e Conectados (CCSP), que permite a comunicação entre veículos e unidades na estrada. Ao falar sobre os impactos relevantes da CAD, Cees de Wijs, o CEO da Dynniq, referiu: "Para manter os portos europeus acessíveis, são necessárias novas soluções, como os comboios de camiões e a velocidade aconselhada controlada remotamente. Essas soluções melhoram o fluxo, a segurança e reduzem as emissões de carbono, evitando uma das maiores fontes de congestionamento e acidentes com veículos pesados de mercadorias."

Os desafios que nos esperam

Uma vez que a comunicação sem fios é uma tecnologia facilitadora essencial para a CAD, é importante que as indústrias automóvel e de telecomunicações trabalhem em estreita colaboração. Para tal, devem ser superados alguns desafios chave. François Fischer, Gerente Sénior da Condução Conectada e Automatizada na ERTICO observa que, para além dos desafios legais e institucionais, um dos principais desafios para a implementação da CAD consiste nos diferentes ritmos de progressão das indústrias automóvel e de TI. "O ciclo de vida dos produtos de telecomunicações é muito mais curto do que o dos veículos. Assim, encontrar uma maneira de integrar as duas indústrias é a chave para a CAD", disse.

Para aprender mais sobre os desafios que a CAD enfrenta, certifique-se de participar nas sessões executivas "Prestação de Mobilidade Efetiva Cooperativa, Conectada e Automatizada" e "O Papel dos Dados Abertos na Infraestrutura Digital".

A CAD em ação no 25.º ITS World Congress

A tecnologia CAD está a alcançar um estado de maturidade em muitas áreas e terá muitas oportunidades de vê-la em ação no ITS World Congress em Copenhaga. O Congresso conta com várias demonstrações que irão apresentar algumas das inovações empolgantes em mobilidade conectada e automatizada. Essas inovações incluem:

uma demonstração pelo patrocinador Swarco do seu serviço de assistência ao estacionamento autónomo; o Urban Jungle, em que vários serviços de transporte autónomos irão atravessar obstáculos estáticos e dinâmicos; a demonstração NordicWay 2 das capacidades de gestão de tráfego C-ITS; a apresentação da C-MobILE de sistemas C-ITS interoperáveis; uma demonstração da Keolis do primeiro táxi autónomo disponível no mercado.

Estas são apenas algumas das demonstrações que serão apresentadas no Congresso - poderá encontrar a lista completa no site do ITS World Congress. Os delegados terão ainda a oportunidade de reservar um lugar em cada demonstração com a aplicação do Congresso, sendo divulgadas mais informações sobre as demostrações mais perto do evento.

Para registar-se e participar no Congresso, clique aqui
Para obter as últimas informações sobre a aplicação do Congresso e sobre as demonstrações, subscreva a newsletter do Congresso

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico