Andar nos transportes do Porto só com o telemóvel

appandatransportesporto

Com o Anda no teu telemóvel, poderás andar de metro, comboio ou autocarro sem cartões ou outras complicações.

O Metro do Porto, a rede urbana da CP e os autocarros já estão ligados por um único sistema de bilhética – o Andante –, mas, a partir de Abril, o cartão poderá ser substituído pelo teu telemóvel. O Anda é a nova aplicação que te permitirá andar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto sem recurso ao Andante físico. A Invicta vai tornar-se, assim, na primeira cidade portuguesa a desmaterializar a sua bilhética.

O Anda funcionará no metro, nos comboios e nos autocarros não só da STCP mas também dos operadores privados. Poderás usar qualquer um destes transportes encostando apenas o smartphone ao validador, tal como já fazes com o cartão de plástico ou cartão Andante. Numa fase inicial, o Anda estará disponível apenas na Google Play Store, pelo que será indispensável a utilização de um smartphone com sistema operativo Android (versão 5.0 ou superior) para aceder à mesma.

O telemóvel irá comunicar através de NFC e de Bluetooth Low Energy (BLE) com os validadores do metro, comboios e autocarros, que terão beacons incorporados, registando, dessa forma, que o utilizador iniciou uma viagem. Depois é seguires até ao destino, sem quaisquer complicações. Em comunicado, é referido que o investimento global associado à concepção, desenvolvimento e instalação do Anda é de aproximadamente 2 milhões de euros, totalmente suportado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

APP RECOMENDA TARIFÁRIO MAIS VANTAJOSO

Com o Anda, os utilizadores ganham não só a possibilidade de aceder aos transportes públicos do Porto com o telemóvel, mas um sistema que procurará optimizar os seus custos, levando-os a pagar menos. Mensalmente, o Anda vai analisar o registo de viagens que efectuaste durante os últimos 30 dias e apresentar a solução tarifária mais económica e vantajosa para ti. Por exemplo, se viajares muito de metro com bilhetes a vulso, a aplicação poderá recomendar-te a aquisição de um passe mensal.

O pagamento das deslocações com o Anda passa a realizar-se depois das viagens, através de uma conta de utilizador, prevendo-se a integração do serviço com sistemas de pagamento acessíveis, como o MB Way. Outra vantagem do Anda é que tens registo de todas as viagens realizadas – podes consultar o teu histórico de utilização e os custos associados.

PORTO À FRENTE DE LISBOA

O Anda é por iniciativa da Transportes Intermodais do Porto (TIP), a entidade constituída pela Metro do Porto, pela STCP e pela CP, e que gere todo o sistema Andante, em estreita colaboração com os operadores de transportes e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Em Lisboa, recorde-se, foi apresentada em Fevereiro de 2017 uma aplicação da Via Verde que permitiria circular nos transportes públicos da capital. A Via Verde Transportes foi anunciada para o último trimestre do ano passado; contudo, até hoje não chegou a ver a luz do dia.

Foto via Flickr/Pedro Santos

in http://www.shifter.pt

 

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico