Lisboa em destaque no City Mobile Index da Deloitte

lisboa aqueduto aguas livres noite

Lisboa destaca-se entre as cidades com melhor visão na área da mobilidade. Quem o diz é a Deloitte, através do seu City Mobility Index, que avalia os principais indicadores da mobilidade.

A consultora, que actualmente tem escritórios em mais de 150 países, comparou a área metropolitana de Lisboa com outras 17 cidades mundiais, como Singapura, Paris e Nova Iorque. A capital nacional sobressai em áreas como acessibilidade, inovação, investimento e qualidade do ar, num índice que avalia a forma como as cidades aplicam a tecnologia de forma a providenciarem inovadoras soluções na área da mobilidade.

Lisboa surge atrás de Singapura na categoria “acessibilidade/custo” e “facilidade de utilização”, o que poderá ser explicado pelo facto de 36 das 56 estações que compõem a sua rede de metro serem totalmente acessíveis. A curto prazo, é esperado que a acessibilidade se estenda a toda a rede.

A cidade portuguesa também se diferencia das restantes na excelente qualidade do ar, na integração dos diversos meios de transportes públicos, superando ainda cidades como Nova Iorque e Paris nas categorias de “investimento” e “inovação” já que, entre 2020 e 2050, é esperada a modernização dos transportes públicos, com postos de carregamento eléctrico, rede gratuita de internet sem fios, entre outras soluções.

“O desenvolvimento urbano e o crescimento económico na área da Grande Lisboa têm colocado alguma pressão no sistema de transportes, tornando o desafio da mobilidade mais difícil de gerir. Contudo, tem sido feito um importante investimento nesta área, nomeadamente em infra-estruturas pedestres, ciclovias e numa mobilidade activa, para reduzir o tráfego automóvel e as emissões, e melhorar a saúde e bem-estar dos cidadãos, cujos impactos positivos são reconhecidos neste índice”, sublinha Miguel Eiras Antunes, Partner e Public Sector & Transportation, Infrastructures & Services Leader da Deloitte.

Esta é a primeira edição do Deloitte City Mobility Index e Lisboa foi uma das cidades seleccionadas, juntamente com Amesterdão, Atlanta, Berlim, Bruxelas, Chicago, Columbus (Ohio), Helsínquia, Londres, Los Angeles, Manchester, Melbourne, Nova Iorque, Paris, Singapura, Sidnei, Toronto e Washington.

Poderá ficar a conhecer mais sobre este estudo aqui.

in http://www.smartcities.com

 

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico