Novos ensaios mais eficazes das emissões dos veículos passam a ser obrigatórios

AEOLIX

A partir de 1 de setembro de 2017, os novos modelos de veículos terão de superar novos ensaios mais fiáveis das emissões em condições reais de condução (sigla em inglês RDE), bem como um ensaio laboratorial aperfeiçoado («procedimento de ensaio harmonizado a nível mundial para veículos ligeiros» — sigla em inglês WLTP), antes de poderem circular nas estradas europeias.

O Vice-Presidente responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, declarou: «Os novos ensaios das emissões são uma etapa importante no nosso esforço para termos veículos mais limpos e mais sustentáveis nos próximos anos. Mas ainda há muito a fazer. O escândalo das emissões demonstrou que precisamos de mais independência nos ensaios dos veículos, uma fiscalização mais apertada do mercado e a possibilidade de a Comissão intervir em caso de infração. A Comissão apresentou, em janeiro de 2016, uma proposta para atingir precisamente tal objetivo. Tem desde então estado sobre a mesa e já é tempo de o Parlamento Europeu e o Conselho a adotarem. E precisamos de prosseguir de forma decidida os esforços a nível da UE para fomentar a mobilidade com baixo nível de emissões.»

A Comissária Elżbieta Bieńkowska, responsável pelo Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, acrescentou: «Uma rápida transição para veículos com emissões zero é no interesse de todos, tendo em conta os riscos que estão em causa para a saúde pública e o ambiente. E é crucial para a indústria automóvel se esta quer manter-se competitiva a nível internacional. Mas, para já, os veículos a gasóleo continuam a fazer parte das nossas vidas e temos de restaurar a confiança nesta tecnologia. É por essa razão que é essencial dispor de novos testes mais fiáveis para os veículos novos. E para os veículos já em circulação cabe aos Estados-Membros fazer o seu trabalho, fazer cumprir a lei e tomar medidas adicionais, juntamente com todas as partes interessadas, a fim de reduzir as emissões da frota existente.»

Os novos ensaios das emissões vão garantir resultados mais fiáveis e ajudar a restabelecer a confiança no desempenho dos veículos novos. Os ensaios representam uma de várias etapas importantes no trabalho da Comissão com vista a uma indústria automóvel limpa, sustentável e competitiva.

Leia o comunicado de imprensa completo em http://europa.eu/rapid/press-release_IP-17-2822_pt.htm

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico