Comboio a hidrogénio está quase a ser aprovado pelos alemães

A Alemanha conseguiu um progresso importante no sentido de incorporar composições ferroviárias movidas a pilhas de combustível no seu serviço de comboios. Este será o primeiro comboio em emissões movido a hidrogénio. Um importante progresso rumo à sustentabilidade.

O comboio Coradia iLint emite apenas vapor de água para a atmosfera e é uma alternativa válida às mais de quatro mil locomotivas a gasóleo que circulam nas ferrovias do país.

As encomendas do novo comboio ao fabricante francês Alstom somam já mais de 14 unidades para circularem nos percursos da região da Baixa Saxónia. Os primeiros testes acontecerão até final do ano e a entrada em funcionamento ao serviço do público acontecerá em dezembro.

coradia ilintEste comboio foi apresentado na Feira InnoTrans em Berlim em agosto passado e é o primeiro comboio a hidrogénio que pode transportar pessoas em viagens de longo curso.

Além da Alemanha, também a Holanda, Dinamarca e Noruega manifestaram já interesse na aquisição deste comboio de futuro da Alstom. A autonomia máxima é de mais de 800 km diários e a velocidade máxima de 140 km/h.

Conferência ITS Portugal: Lisboa

View the embedded image gallery online at:
http://www.its-portugal.com/noticias#sigProIdb1d68c7fdf

A Conferência “Financiamento dos Sistemas de Mobilidade Urbana” encerrou o Ciclo de conferências de Reflexão Estratégica, subordinada ao tema Os Transportes nas Cidades Portuguesas em 2030, no passado dia 20 de junho.

12 coisas que vão mudar na Carris até 2019

electricoExpandir a rede de elétricos até ao Oriente e Alta de Lisboa, adquirir 250 autocarros novos ou reduzir preços são algumas das medidas prioritárias.

Ter um elétrico rápido a ligar Entrecampos e a Alta de Lisboa e Santa Apolónia e a Gare do Oriente. Esta é uma das medidas prioritárias apresentadas pela Carris na quarta-feira, 10 de maio. A empresa municipal de transportes vai realizar dois estudos para averiguar a viabilidade destas rotas, uma vez que expandir a rede de elétricos é uma das grandes apostas para 2017-2019.

Mas há outras. Na verdade, a lista é composta por 12 medidas estratégicas e prioritárias, que vão resultar de um investimento de 80 milhões de euros. Em 2017 o orçamento será de 12,4 milhões de euros, em 2018 será de 38,1 e em 2019 será de 30,1.

Ainda sobre a expansão da rede de elétricos, já tinha sido anunciado o alargamento da linha do 15, da Praça do Comércio até Santa Apolónia, e a reativação da linha 24, entre os Cais do Sodré e as Amoreiras.

Conheça as outras 12 medidas prioritárias para a Carris até 2019.

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

NETWORK

ITS Nationalsertico