EVENTOS

ZOOM Smart Cities - Love the Future

Sexta-feira, 22. junho 2018Local : Lisboa, Portugal

zoom smartcities2018

É já nesta sexta-feira que Lisboa recebe, pela terceiro ano consecutivo, o evento internacional ZOOM Smart Cities – Love the Future. O encontro, que terá lugar na Fundação Portuguesa de Comunicações, junta alguns nomes internacionais e nacionais relevantes na temática da inteligência das cidades, colocando, desta forma, Portugal na linha da frente deste debate, sem esquecer alguns dos principais desafios que assolam hoje o mundo urbano.

Em destaque no programa, estará o veterano nesta área Manuel Sanromà, que esteve na origem do projecto de transformação digital de Barcelona, onde desempenhou funções como Chief Information Officer. É actualmente director da Fundació puntCAT. Para além de Sanromà, a manhã contará com os contributos de Nuno Vargas, Mischa Dohler, Ricardo Martins e Selma Guerreiro. Tal como nas edições anteriores do ZOOM Smart Cities, “as pessoas” não ficam de fora, e haverá um painel dedicado às questões sociais, humanas, ambientais, económicas e culturais nos ecossistemas urbanos. A manhã encerra com a apresentação de Nuno Lopes (United Nations University) sobre “Smart Defence and Smart Cities for Sustainable Development”.

Já durante a tarde, a discussão ganha contornos mais tecnológicos, incluindo a utilização da tecnologia Blockchain nas cidades inteligentes e o potencial da realidade aumentada, e olha o futuro, num painel comandado por Fernando Alvim e que contará, entre outros, com o presidente do IST Arlindo Oliveira.

O evento vai também debruçar-se sobre um dos temas mais preocupantes da actualidade nacional: a habitação. Para além dos vários especialistas, estará também a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, cuja participação poderá ajudar a esclarecer as formas como o Governo está a lidar com a questão.

Esta é a terceira edição do ZOOM Smart Cities. Recorde-se que, em 2016, o encontro contou com a presença da socióloga Saskia Sassen e, no ano passado, foi a vez do “activista urbano” Jason Roberts inspirar o público português para a mudança nas cidades. Os programas anteriores incluíram também Doug Lansky, Rob Adams, Frans-Anton Vermasten, Carl Piva, Xiaojing Huang, Joe Dignan, Saskia Beer, Andrew Collinge, Piero Pellizzaro, entre outros.

A conferência é organizada pela Associação ZOOM GLOBAL SMART CITIES e conta com o apoio media da revista Smart Cities. O programa pode ser consultado em detalhe aqui.

in http://smart-cities.pt/noticias/zoom-sc-2018/

Visualizações : 17

SIGA-NOS

Facebook    LinkedIn   YouTube

ENVIE UM EMAIL

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LIGUE-NOS

Tel. (+351) 213 104 166
Fax (+351) 217 816 009

ONDE ESTAMOS

Av. da República, 6 - 7º Esq
1050 - 191 Lisboa, Portugal

PARCEIROS

ITS Nationalsertico